5 Jeitos De Evitar Pragas No Jardim

Se você está passando presença indesejada de pragas, acompanhe nossas dicas e veja 5 jeitos de evitar pragas no jardim sem gastar muito e de uma maneira muito fácil.

5 Jeitos De Evitar Pragas No Jardim

Como Cuidar do Jardim

Plantar um jardim e cuidar dele pode ser uma atividade bastante satisfatória e também relaxante. Muitas pessoas fazem isso até mesmo como forma de terapia.

Entretanto para que você mantenha seu jardim bem cuidado e bonito é importante prestar atenção em detalhes que podem prejudicar o seu cultivo, como no caso das pragas.

Alguns insetos são como ameaça para seu jardim e devem ser evitados a qualquer custo. São as formigas, cochonilhas, moscas-brancas, pulgões e muitos outros.

Se você quer saber como manter seu jardim sempre bonito e saudável confira agora 5 jeitos de evitar pragas no jardim e mantenha-o sempre em dia.

Cuidar das Plantas

Os insetos, assim como as pragas, costumam atacar as plantas que estão abandonadas. Por isso, um bom modo de prevenir esses ataques é sempre manter o cuidado com as plantas.

Para cuidar é simples, basta aguá-las de acordo com a necessidade de cada espécie, oferecer os nutrientes necessários, e manter sempre os vasos limpos, fazendo a retirada de folhas e galhos secos, assim como outras sujeiras.

É importante que você saiba exatamente quanto de água cada planta precisa, para que você não a prejudique.

Fazendo isso, a planta vai conseguir se defender sozinha dos ataques das pragas e insetos.

Pimenta e Alho

Para evitar que os insetos e pragas consigam chegar até a sua planta, uma boa dica é utilizar pimenta e alho.

Você coloca no liquidificador os dois ingredientes e mistura com álcool, deixe descansar em uma garrafa por uma semana. Depois disso, basta diluir 100ml para 10L de água e borrifar nas plantas para protegê-las.

Hortelã

Alguns problemas de pragas que não são muito agressivos, podem ser resolvidos em casa. Dessa forma você consegue preservar e não matar os insetos que são bons para as plantas, como no caso das joaninhas.

Este é o caso das moscas-brancas, elas podem ser afastadas com o chá de hortelã. Basta que você pulverize a planta em questão. Além de fazer a pulverização, você também pode plantar hortelã e arruda para evitar esse tipo de praga.

Contudo, se o problema já tiver se instalado, for grave e não for possível mais realizar o controle das pragas de maneira, deve-se procurar uma empresa especializada no assunto, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, para fazer o controle de pragas. 

Calda de Fumo e Semente de Gergelim

Para evitar formigas no seu jardim é muito simples. Isso porque, na maioria das vezes, você não precisa usar nada invasivo e pode conter esse inseto sem gastar muito. O segredo para esse tipo de problema é usar sementes de gergelim.

Tão fácil como eliminar as formigas, é evitar os bichinhos brancos e cochonilhas que sugam a seiva da sua planta, no entanto para essas pragas você deve utilizar calda de fumo.

5 Jeitos De Evitar Pragas No Jardim2

Aliados

Assim como o jardim possui alguns inimigos, como no caso das pragas e determinados insetos, ele também pode contar com ajuda de aliados.

Então é necessário saber quais são eles para que você mantenha seu jardim forte. A presença de hortelã e arruma, como já foi citado acima, pode ser fundamental para prevenção contra algumas pragas.

Outras plantas também podem ajudar o seu jardim, como é o caso do girassol, cravo, camomila e o alho. Uma boa opção é atrair pássaros para seu jardim. Coloque um bebedouro para pássaros para que eles sempre estejam por perto.

Os passarinhos podem comer os insetos e pragas indesejadas, ajudando você a manter o seu jardim bem cuidado.  Além de deixá-lo mais bonita com a presença das aves.

Agora que você já viu os 5 jeitos de evitar pragas no jardim sem muita dificuldade e sem gastar muito, comece agora mesmo a cuidar do seu cantinho. Procure ajude especializada sempre que não for possível conter o problema.